5º ANO - QUE HORAS SÃO?

Vamos começar a aprender sobre as horas, no relógio analógico, entendendo sobre a velocidade diferente de cada um dos ponteiros: o dos segundos, o dos minutos e o das horas, observe o esquema abaixo:

 Outra coisa importante é compreender para que sentido gira o ponteiro dos relógios analógicos, que é o sentido horário, veja a seta amarela na imagem abaixo para compreender melhor:
 

Na mesma imagem, acima, conseguimos observar a área do relógio em que o ponteiro das horas marca 9 horas. Ou seja, em qualquer lugar da parte demarcada em rosa, o ponteiro das horas indica 9 horas, podendo ser, nove da manhã ou nove da noite (ou 21 horas). Não é necessário que o ponteiro esteja exatamente sobre o número 9, mas, no espaço que vai de 9 até perto do 10, pois, ao chegar no 10, já tratamos como 10 horas (manhã ou noite) ou 22 horas. Veja o próximo exemplo:
 
Em qualquer lugar em que o ponteiro das horas
estiver dentro da faixa rosa, são 12 horas.
 
Nesse outro exemplo, o ponteiro das horas marca exatamente 12 horas, se for dia, mas, marca 0h, se for noite. Ou seja, dependendo do momento, o mesmo número pode ser lido de formas diferentes e essa diferença é de 12 horas.
 
Assim, quando o ponteiro das horas está no campo do número 1, pode ser 1 hora da manhã (se for madrugada) ou 1 hora da tarde (13 horas, pois, uma hora depois das doze é igual a treze horas); da mesma forma, caso o ponteiro das horas esteja na faixa do número 4, pode ser 4 horas da manhã ou 4 horas da tarde (16 horas).
 
  • Agora, que entendemos como funciona o ponteiro das horas, vamos compreender como funciona o ponteiro dos minutos.
No caso do ponteiro dos minutos, precisamos levar em conta que 1 hora tem 60 minutos, ou seja, 5 vezes mais números do que aparecem na superfície do relógio. Então, cada número visto representa um valor 5 vezes maior, assim, quando o ponteiro dos minutos aponta para o número 1, são 5 minutos (5 x 1); se o ponteiro dos minutos aponta para o 2, são 10 minutos (5 x 2); se o ponteiro dos minutos aponta para o 3, são 15 minutos (5 x 3) e assim sucessivamente. Veja o esquema abaixo:


O ponteiro dos minutos também gira no sentido horário, e, no exemplo acima, vemos o ponteiro marcando 25 minutos, pois, ao apontar exatamente para o 5, temos 5 x 5.
 
No caso abaixo, o ponteiro não aponta para um número, mas para um ponto depois dele. veja:
Nesse caso acima, o ponteiro já passou dois pontos após o 5 (que representa 25 minutos), então, temos 25 + 2, logo, 27 minutos; caso passasse 3 pontos, teríamos 28 minutos, 4 pontos, 29 minutos.
 
A mesma condição do ponteiro dos minutos se aplica também ao ponteiro dos segundos. Ou seja, apontou diretamente para o número, os segundos correspondem a um valor 5 vezes maior, apontou para algum ponto após um número, somamos o número de pontos.
 
JUNTANDO AS IDEIAS!!
  
12h10min 

12h12min

Por que o primeiro relógio marca 12h10min e o segundo 12h12min?
 
  1. Temos o ponteiro das horas na faixa que pertence ao 12, por isso, 12 horas; Temos também o ponteiro dos minutos exatamente sobre o 2 (5 x 2 = 10), portanto, 10 minutos; 
  2. Nesse caso,  o ponteiro das horas também está na faixa que pertence ao 12, por isso, 12 horas; mas, vemos o ponteiro dos minutos dois pontinhos após o número 2, dessa forma, temos 10 + 2 minutos, ou seja, 12 minutos.
Saiba mais:
 

 

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